Theatro São Pedro e sua arquitetura

IMG_4482

Fonte: Autores, 2015.

O Theatro São Pedro, foi construído pelo imigrante português Manuel Fernandes Lopes, homem de negócio que fez fortuna no Brasil e, como gratidão à terra que o acolheu, ofereceu diversão aos brasileiros de São Paulo. Inaugurado em 16 e janeiro de 1917 é um dos poucos remanescentes dos cerca de vinte e cinco teatros de bairro que existiam no início do século XX, como o São José, Santa Isabel e o Colombo.

Criado inicialmente para a variedade cultural que imperava na época em que reunia em uma programação eclética operetas, dramas, espetáculos musicais, dança, comédias teatrais e concertos, hoje é considerado um teatro de ópera.

Como no início do século XX imperava a cultura européia, o teatro foi construído com estilo variados, com forte influência neoclássica e leve inspiração art nouveau. Suas paredes, em tom salmão, contrastavam com a tonalidade das cortinas de veludo vermelhas e verdes, uma alusão à pátria portuguesa do seu idealizador. O projeto era de importante construtora da época Siciliano & Silva, assinado pelo arquiteto Augusto Marchesini.

IMG_4483

Fonte: Autores, 2015.

 

Fonte: BRUNELLI, Aidelli S. Urbani; et al. Revista Barra Funda. São Paulo: DPH, 2006. Série História dos Bairros, Vol. 29

Deixe um comentário